O pôr do sol em Salvador não é apenas um evento visual, é uma experiência sensorial que envolve a beleza da natureza, a rica cultura baiana e a energia da cidade
O pôr do sol em Salvador, em cada entardecer, é único, um convite para desacelerar, contemplar e se maravilhar com a magia que só Salvador pode oferecer. Logo, não importa onde você fica ou o que vai fazer, você precisa garantir um momento para contemplar essa obra-prima.
Como é o pôr do sol em Salvador?
Para muitos, o pôr do sol em Salvador é o ponto alto do dia. É o momento em que a cidade desacelera, as pessoas se reúnem em pontos estratégicos e a atmosfera é tomada por uma beleza indescritível. Isto é, contemplar o por do sol é uma experiência memorável.
A cada fim de tarde, o horizonte se transforma em uma obra de arte viva, com o sol se despedindo lentamente, com um rastro de luz que convida à contemplação.
Salvador, a capital baiana, é um caldeirão vibrante de história, cultura e belezas naturais. Mas, para além do som do berimbau e do cheiro de acarajé, há um espetáculo diário que encanta moradores e turistas, o lindo pôr do sol em Salvador.
Mais do que um simples fenômeno astronômico, o entardecer na capital baiana é um ritual, uma celebração de cores que pintam o céu de tons alaranjados, rosados e roxos, que banha a Baía de Todos-os-Santos em um brilho dourado.
Onde ver o pôr do sol em Salvador?
A magia do entardecer e ver o pôr do sol em Salvador pode ser apreciada de diversos pontos, e cada um oferece uma perspectiva única e igualmente deslumbrante.
Se você ainda não sabe onde fica Salvador e quais os melhores pontos para esse espetáculo, prepare-se para uma lista de lugares para ver o pôr do sol em Salvador. O ponto de apreciação mais procurado é o Farol da Barra.
Pôr do sol no Farol da Barra
O por do sol no Farol da Barra é um dos clássicos em Salvador e oferece uma vista panorâmica da Baía de Todos-os-Santos.
Ele fica localizado na ponta da península e o lugar é ideal para sentir a brisa do mar enquanto observa o sol se pôr atrás do horizonte, pintando o céu e a água com cores vibrantes.
Muitos se reúnem nas pedras ao redor do farol ou na areia da praia para contemplar e aplaudir esse lindo espetáculo da natureza.
Porto da Barra
O Porto da Barra, vizinho ao Farol, é outro queridinho dos soteropolitanos e visitantes. Suas águas calmas e areia dourada criam um cenário perfeito para relaxar e assistir ao pôr do sol.
Com o Forte de Santa Maria e o Forte de São Diogo, a paisagem fica emoldurada, a vista é simplesmente deslumbrante, especialmente quando as cores do crepúsculo se refletem na água.
Elevador Lacerda e Praça da Sé
Embora o foco não seja o mar, a vista do Elevador Lacerda, que conecta a Cidade Alta à Cidade Baixa, proporciona um pôr do sol urbano fascinante, com o sol se pondo sobre o casario histórico e a Baía de Todos-os-Santos ao fundo.
Além disso, você pode seguir para a Praça da Sé, que também oferece uma perspectiva interessante do entardecer sobre a parte baixa da cidade.
Pelourinho e o pôr do sol em Salvador
O pôr do sol no Pelourinho em Salvador é perfeito para quem busca uma experiência com um toque de história e cultura. Os seus arredores, especialmente os terraços e mirantes, oferecem um pôr do sol com o charme do casario colonial.
Embora a vista para o mar seja mais distante, as cores do céu em contraste com a arquitetura histórica criam um cenário poético e único. É uma ótima opção para combinar o fim de tarde com um passeio pelas ruas de paralelepípedos do centro histórico.
A Ponta do Humaitá
A Península de Itapagipe é um refúgio para quem busca tranquilidade e uma vista desimpedida. Com sua pequena igreja e o Farol do Humaitá, é um local mais reservado, ideal para casais e aqueles que desejam desfrutar do pôr do sol em um ambiente mais sereno.
Desse modo, longe do burburinho dos pontos mais turísticos, a vista da Baía é espetacular, e o reflexo do sol na água é de tirar o fôlego.
Quais são os bares para ver o pôr do sol em Salvador?
Para aproveitar ao máximo o pôr do sol em Salvador e não perder o espetáculo do entardecer, as opções são variadas. E uma dessas opções é escolher um bar que dê para contemplar a natureza e aproveitar a cidade com os amigos, o amor ou a família.
Portanto, se você não sabe onde ficar em Salvador e não tem a mínima ideia de que bar escolher, vamos listar alguns bares.
Baía Sunset Bar
Esse bar tem ganhado bastante destaque recentemente por sua vista privilegiada e ambiente charmoso. Localizado no Largo dos Aflitos, ele oferece uma experiência completa com drinks autorais, petiscos saborosos e, claro, um pôr do sol de tirar o fôlego sobre a Baía de Todos-os-Santos.
A vibe do lugar é super agradável e muitas vezes tem um DJ para animar o fim de tarde. Portanto, é um ambiente que você precisa adicionar na sua lista.
Santo Antônio Além do Carmo
O bairro de Santo Antônio Além do Carmo é um charme à parte em Salvador e abriga diversos bares e restaurantes com vistas espetaculares para a Baía. Alguns dos mais populares incluem o Antique Bistrô, Cafelier e Poró Restaurante & Bar.
Caminhar pelas ruas do bairro e escolher um desses locais para o fim de tarde é uma ótima pedida. As vistas do pôr do sol desse lugar são realmente deslumbrantes e a atmosfera histórica do bairro adiciona um toque especial.
Sollar Vibes
Para quem busca uma experiência com música e uma vista deslumbrante, o Sollar Vibes, que acontece no Solar do Unhão, é uma excelente opção. Geralmente aos sábados, você pode desfrutar de samba, cerveja gelada e petiscos deliciosos enquanto o sol se põe sobre o mar.
A localização é ótima e fica próxima ao Museu de Arte Moderna (MAM), uma área icônica para apreciar o entardecer.
Blue Praia Bar
No coração do boêmio bairro do Rio Vermelho, o Blue Praia Bar oferece um ambiente descontraído e uma vista privilegiada da Praia do Buracão e do mar. É um local perfeito para relaxar e assistir ao pôr do sol com um drink na mão.
Barravento
Localizado na Avenida Oceânica, na Barra, o Barravento é um restaurante tradicional com uma vista espetacular para o Farol da Barra e a Baía de Todos-os-Santos. É um ótimo lugar para ir com a família ou amigos, desfrutar de um bom cardápio e ver o sol no horizonte.
Pedra da Sereia
Com um terraço aberto junto à orla do Rio Vermelho, o Pedra da Sereia é famoso por sua vista privilegiada do pôr do sol e por sua música ao vivo. É um ponto de encontro clássico que une o clima boêmio do bairro com a beleza do entardecer.
Para uma experiência inesquecível, a dica é chegar um pouco antes do pôr do sol para conseguir um excelente lugar e aproveitar as cores no céu. Muitos desses pontos ficam em locais elevados ou de frente para o mar, que garante um espetáculo natural único.
Você já tem algum desses em mente para a sua visita?