Linha Verde litoral norte a intenção é mostrar o Castelo D'Avila uma das atrações encontradas na Linha Verde Linha Verde litoral norte a intenção é mostrar o Castelo D'Avila uma das atrações encontradas na Linha Verde

Linha Verde litoral norte: guia completo com 7 atrações

A Linha Verde litoral norte esconde verdadeiros paraísos que oferecem desde uma infraestrutura turística até refúgios intocáveis que seguem ao longo do trajeto. 

A Linha Verde litoral norte é uma das rotas mais encantadoras do litoral brasileiro. Portanto, se você planeja uma viagem pela região, aqui estão os principais destinos na Bahia e as atrações imperdíveis da Linha Verde e o que cada um tem de melhor.

Quais são as principais atrações na Linha Verde litoral norte?

A Linha Verde litoral norte fica na Bahia. O trajeto começa nos arredores de Salvador e segue até a divisa com Sergipe, além disso, passa por praias, vilarejos, rios, dunas e reservas. Enfim, você tem uma série de motivos para conhecer os destinos da Linha Verde.

1. Praia do Forte 

A Praia do Forte é o ponto de partida perfeito para a Linha Verde litoral norte. Pois é um dos destinos turísticos mais famosos da Bahia, e não é à toa: tem uma excelente estrutura, belas praias com piscinas naturais e uma vila charmosa cheia de lojas, restaurantes e pousadas.

Linha Verde litoral norte
A linha verde litoral norte conta as belas praias da Praia do Forte Bahia. Imagem de Maurício Almeida, do site Flickr.

Os principais destaques do local são o Projeto Tamar, que é uma referência nacional em preservação das tartarugas marinhas, e a visita é obrigatória para quem quer conhecer o trabalho. Além disso, o passeio é ideal para visitar com crianças ou quem ama a vida marinha.

Em seguida, temos o Castelo Garcia D’Ávila, onde as ruínas do antigo castelo do século XVI rendem belas fotos e contam parte da história da colonização portuguesa no Brasil.

Para quem ama fazenda e deseja passar um dia diferente e criar novas memórias com as crianças é possível visitar o hotel fazenda Água da Prata. O hotel proporciona atividades como cavalgada, tiro com arco e uma trilha ecológica bem agradável e preservada. 

Por fim, a praia do Papa-Gente é uma atração ideal para mergulho nas piscinas naturais. Quando a maré baixa, forma verdadeiros aquários naturais, ideais para mergulho livre.

2. Imbassaí, Linha Verde litoral norte

A cerca de 10 minutos da Praia do Forte, Imbassaí é ideal para você que realmente quer desacelerar. A paisagem é marcada pelo encontro do rio com o mar, por trilhas em meio à mata atlântica e por uma atmosfera de simplicidade que conquista o coração.

Entre as principais atrações estão os passeios de caiaque e stand up paddle no Rio Imbassaí, com águas calmas e margens cobertas por vegetação nativa.

O local conta com uma excelente gastronomia à beira-rio, com restaurantes que servem moquecas, frutos do mar frescos e culinária baiana raiz. Além disso, as trilhas ecológicas e as cachoeiras nos arredores são ideais para quem gosta de caminhar e se conectar com a natureza.

3. Costa do Sauípe

Costa do Sauípe é um complexo turístico fechado com resorts, estrutura de lazer completa e segurança. Perfeito para você que deseja descansar com conforto e tudo à mão, sem largar totalmente o entretenimento e uma boa gastronomia.

Em Sauípe, na Linha Verde litoral norte, você encontra hospedagem all inclusive de alto padrão, com opções para casais, famílias com crianças ou grupos de amigos.

Para quem adora atividades de aventura e ecológicas, você tem:

  • tirolesa; 
  • trilhas;
  • arvorismo;
  • aluguel de bikes;
  • esportes aquáticos.

Na Vila Nova da Praia, você encontra uma réplica de vila baiana com shows, lojinhas e eventos culturais que podem animar as suas noites.

4. Subaúma, Linha Verde litoral norte

O lugar é pouco explorado pelo turismo em massa. Subaúma é perfeita para quem quer fugir do óbvio. O cenário mistura praia extensa e tranquila com áreas de manguezal e rios. A vila tem um clima mais pacato e é ótima para casais ou famílias que estão em busca de paz.

A praia é bastante limpa e tranquila, ideal para longas caminhadas e banhos de mar sem aglomeração. Além disso, tem os passeios ecológicos pelos manguezais, com a possibilidade de avistar caranguejos, garças e outros animais nativos.

As trilhas e cachoeiras ficam em áreas bem próximas, com opções para caminhadas leves e banhos refrescantes em rios de água doce. 

Linha Verde litoral norte
Na Linha Verde litoral norte é possível fazer um passeio ecológico em Subaúma. Imagem de Wirestock, no site Freepik.

5. Barra do Itariri

A Barra do Itariri é um destino para quem busca vivência autêntica. A vila é singela e modesta, mas o cenário natural é grandioso.

As principais atrações são:

  • travessia de canoa até a praia, uma experiência rústica e encantadora;
  • praia praticamente deserta, perfeita para relaxar ou fazer um piquenique;
  • mirantes e dunas com vista para o mar, ideais para fotos ao pôr do sol.

A visão do rio Itariri ao se encontrar com o mar em meio a dunas, coqueirais e praias largas é de tirar o fôlego e se emocionar com tamanha beleza.

6. Sítio do Conde

O Sítio do Conde, no município de Conde, na Linha Verde litoral norte, é um daqueles lugares que ainda conservam a essência do litoral nordestino. As praias são bem extensas, quase que intocadas, com mar calmo e um pôr do sol cinematográfico.

A principal atração nesse lugar são as praias desertas, onde é possível caminhar por quilômetros sem encontrar absolutamente ninguém. Além disso, temos a comida regional fresca e farta, com destaque para o peixe assado na brasa, moqueca e caldeirada.

Por fim, os cenários são perfeitos para ter um bom descanso e praticar a contemplação, longe do barulho e da correria do dia a dia.

7. Mangue Seco 

Na divisa com Sergipe, Mangue Seco é um vilarejo de areia fina, dunas e coqueiros que parece parado no tempo. Famoso por ser cenário da novela Tieta, o local só é acessível de buggy ou barco, o que torna e preserva a sua atmosfera mágica.

Em Mangue Seco, você pode passear de buggy pelas dunas com emoção e aproveitar as paisagens que são totalmente deslumbrantes. Além disso, é possível atravessar pelo rio Real de barco com vista para o mangue e o vilarejo no horizonte.

A vila é de pescadores e possui uma gastronomia simples, mas saborosa, com peixe fresco e ambiente que é bastante acolhedor.

Viajar pela Linha Verde litoral norte, é mais que percorrer uma estrada, é mergulhar em diferentes ritmos e formas de viver. Por fim, com esse roteiro de 7 destinos, é possível ter um planejamento que combina descanso, beleza natural, cultura local e experiências únicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *