Os pontos turísticos de Salvador são uma mistura de história, cultura, música, fé e belezas naturais em cada esquina que não podem faltar na sua lista antes de viajar
Para quem deseja conhecer os pontos turísticos em Salvador, a capital baiana oferece um roteiro diverso que vai muito além do óbvio. Entre igrejas barrocas, praias paradisíacas, museus e mercados, cada visita é uma imersão na essência da Bahia.
Quais são os melhores pontos turísticos em Salvador?
A verdade é que explorar os pontos turísticos em Salvador é mergulhar em uma cidade que une passado e presente de forma vibrante e, de verdade, é bem difícil listar quais são os melhores.
Desde os casarões coloniais até as praias, cada atração revela um pedaço da alma baiana. Com tantos encantos, Salvador se firma como um dos destinos mais apaixonantes do Brasil, capaz de conquistar qualquer visitante e deixar sempre um gostinho de quero mais.
Quais são os pontos turísticos em Salvador no centro histórico?
O centro histórico é um dos principais pontos turísticos em Salvador e é o coração da cidade. Portanto, você pode ir além conhecer o Terreiro de Jesus. Outra parada é o Largo do Cruzeiro de São Francisco, repleto de artistas de rua e apresentações culturais.
Pelourinho
O Pelourinho é Patrimônio Mundial da UNESCO, e o cartão-postal mais famoso em Salvador. Com suas ruas coloridas, igrejas centenárias e casarões coloniais são cenário de música, capoeira e manifestações culturais. É também o local perfeito para vivenciar a energia da cidade.
Elevador Lacerda
O Elevador Lacerda é um ícone urbano, que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa. Além de ser um meio de transporte, proporciona uma vista espetacular da Baía de Todos-os-Santos, sendo um dos pontos turísticos mais visitados na cidade de Salvador.
Mercado Modelo
O Mercado Modelo fica localizado aos pés do Elevador Lacerda e é ideal para comprar artesanatos, lembranças e experimentar comidas típicas em Salvador, como acarajé e moqueca. É um ambiente que traduz a alma da Bahia.
Quais são os pontos turísticos em Salvador voltados para a fé?
Se você está em busca de pontos turísticos em Salvador voltados para a fé é essencial que você inclua a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, uma das primeiras igrejas do Brasil erguida com pedras de lioz vindas de Portugal.
Além disso, temos outro destaque que é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, construída no século XVIII por escravizados.
Igreja e Convento de São Francisco
A Igreja de São Francisco é considerada uma das igrejas barrocas mais ricas do Brasil. Pois, o seu interior é revestido em ouro e isso impressiona pela grandiosidade e toda a riqueza cultural.
Igreja do Senhor do Bonfim
A igreja do Bonfim é um símbolo de devoção e famosa pelas fitinhas coloridas e a Lavagem do Bonfim. É um dos locais mais visitados entre os pontos turísticos em Salvador, Bahia, que une a fé e a tradição popular.
Dique do Tororó
Com esculturas espalhadas pelo lago, o Dique do Tororó é um espaço de lazer que combina natureza e religiosidade. Mais um exemplo de como os pontos turísticos refletem a diversidade.
Quais são os pontos turísticos em Salvador com cultura e arte?
O Palácio Rio Branco faz parte de um dos pontos turísticos em Salvador e é um dos prédios mais antigos do Brasil, hoje espaço de exposições e eventos culturais.
Além disso, também vale visitar o Museu da Misericórdia, que guarda obras sacras e documentos históricos que revelam a trajetória da cidade desde a fundação.
Museu Afro-Brasileiro (MAFRO)
Um dos mais importantes museus da cidade, o MAFRO resgata a herança africana na Bahia. Portanto, é parada obrigatória para quem busca lugares em Salvador que estejam ligados à identidade cultural.
Solar do Unhão / Museu de Arte Moderna (MAM-BA)
À beira-mar, o Solar do Unhão abriga o MAM-BA, onde arte contemporânea se mistura a um cenário histórico. Além das exposições, o pôr do sol visto desse lugar é inesquecível.
Casa do Carnaval da Bahia
O museu é interativo e celebra a maior festa popular do país. Conhecer a Casa do Carnaval é mergulhar na energia contagiante da cidade e explorar mais um dos incríveis pontos turísticos em Salvador.
Casa do Rio Vermelho ou Fundação Casa de Jorge Amado
A residência do casal Jorge Amado e Zélia Gattai, hoje, é um memorial repleto de objetos pessoais, manuscritos e registros literários. Um ponto que mistura literatura e história.
E para explorar as belezas da cidade com mais liberdade e conforto, você pode alugar um carro. Desse modo, você ganha mais tempo e consegue aproveitar a maioria dos lugares sem se preocupar com ônibus ou carro de aplicativo que cancela o tempo todo.
A Rentcars compara preços e oferece conforto e economia com roteiros flexíveis. Portanto, escolha o seu veículo e tenha autonomia total.
Quais são os pontos turísticos em Salvador com belezas naturais?
Os pontos turísticos em Salvador com belezas naturais não se limitam às praias. O Jardim de Alah, por exemplo, é um espaço à beira-mar muito procurado para caminhadas e esportes ao ar livre.
Uma segunda opção, é o Parque São Bartolomeu, na região do Subúrbio Ferroviário. O lugar é uma reserva ambiental com cachoeiras, trilhas e forte conexão com religiões de matriz africana.
Farol da Barra e o Forte de Santo Antônio da Barra
O Farol da Barra é um dos marcos da cidade e oferece museu e uma das vistas mais bonitas para o pôr do sol. Portanto, é um dos pontos turísticos em Salvador Bahia, que não pode faltar no seu roteiro.
Praia do Porto da Barra
A Praia do Porto da Barra foi eleita entre as melhores praias urbanas do mundo, tem águas calmas e cristalinas, perfeitas para banho. É também um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol.
Praia do Flamengo e Itapuã
Para quem busca mar aberto e paisagens paradisíacas, a Praia do Flamengo e Itapuã estão entre as melhores praias da cidade. Ou seja, são ótimas para relaxar e curtir a beleza natural que a cidade de Salvador oferece.
Travessia para a Ilha de Itaparica
A travessia de ferry até Itaparica é um passeio encantador pela Baía de Todos-os-Santos. Além de proporcionar belas paisagens, oferece praias tranquilas, perfeitas para um bate-volta.
Parque Metropolitano de Pituaçu
O maior parque urbano da cidade reúne trilhas, ciclovias, lagoa e arte ao ar livre. É um dos pontos turísticos em Salvador BA que une natureza, lazer e cultura.
Para completar a experiência com mais conforto, vale a pena também escolher onde ficar em Salvador, desse modo, é possível garantir conforto e proximidade das principais atrações.
E digo mais, não se esqueça de experimentar as deliciosas comidas típicas em Salvador, que tornam a viagem ainda mais inesquecível. Por fim, Salvador é, sem dúvida, um destino que conquista o coração e deixa vontade de voltar sempre.